23 janeiro, 2009

Entrevista a Rui Ribeiro - QSP SUMMIT 09

Entrevista a Rui Ribeiro, Managing Partner da QSP Marketing, responsável pela organização do evento QSP Summit 09.

Antes da entrevista propriamente dita queria dizer que este post, em particular, é especial! Primeiro pela pessoa que colabora no mesmo e a organização que representa, pelos quais tenho muita consideração, segundo porque é o primeiro passo de uma série de futuros passos neste blog, o início de um ciclo de entrevistas sobre marketing, comunicação e publicidade.

pintazul: Porquê organizar estas conferências? como surge a iniciativa? e como se chega até este ponto?

A QSP é uma empresa de consultoria de marketing estratégico, estudos qualitativos e quantitativos, e também detêm o exclusivo de estudos de Neuromarketing da empresa do neurocientista Dr. David Lewis. Sendo este o nosso "core", é para nós vital ter uma formação permanente e estarmos sempre actualizados para melhor aconselhar os nossos clientes. Quando fizemos a primeira conferência, foi com o sentido de formação interna para os colaboradores da QSP e clientes nossos. Convidamos o Prof. Jean Noel Kapeferer entre outros prestigiados oradores, e tivemos algumas manifestações de interesse. Quando chegamos ao dia do evento contávamos com 350 pessoas, e isso fez-nos pensar que poderíamos repetir. Este ano iremos ter cerca de 700 profissionais. Desde a primeira hora que decidimos convidar só os melhores do mundo. E foi com este espírito que avançamos para a segunda e terceira edições não só para formação interna, mas nesta altura para podermos dar a possibilidade a todos quantos trabalham na área de marketing de estar a par das grandes tendências globais.

pintazul: Existe algum sentimento de "desbravar" caminho com a organização destas conferências, que já vão na sua terceira edição, e cada vez com mais sucesso?

É muito difícil organizar eventos com esta dimensão, e só é possível graças aos nossos parceiros e know how interno da QSP. Pensamos que esta conferência é um ponto de encontro dos marketeers mas também é uma forma de chamar a atenção dos gestores da importância vital que o marketing tem hoje na actividade das empresas. Neste sentido tentamos "evangelizar" o marketing, para os que ainda não estão familiarizados com as técnicas que existem, e com as novas técnicas que aparecem todos os dias.

pintazul: Quais os principais desafios (no bom e mau sentido) na organização destas conferências?

O principal desafio é sempre superar as expectativas dos conferencistas, cada ano é mais difícil. No entanto temos vindo a aperfeiçoar o modelo e estamos sempre a reequacionar cenários que possam acrescentar valor ao "QSP Summit" Esta designação que se iniciou este ano será para manter e tentaremos que seja a referência no sector. Este ano adicionamos workshops e área de exposição a acrescentar aos 6 Cases globais e 3 grandes oradores, e sempre algumas surpresas. Procuramos que nesse dia todos os profissionais cheguem ao final e digam que valeu a pena dispensar um dia na empresa ou no mercado, para ouvir e pensar connosco.

pintazul: Que consequências a longo prazo para o marketing em Portugal pela edição destas conferências?

Pensamos que ouvir os melhores gurus, saber como se construíram os melhores Cases, ajudará em muito os nossos decisores de marketing a serem mais competitivos, estarem actualizados e poderem concorrer no mercado global. Quando se trabalha no marketing operacional - que são a maioria, dificilmente tem tempo para recolher organizar e sistematizar informação. A competitividade é hoje global pelo que temos de saber com que ferramentas de marketing operam os operadores internacionais. Também achamos que em Portugal se planeia e estudo pouco o mercado, concorrentes, produtos , etc e pensamos que o QSP Summit pode ajudar os decisores a interiorizar que sem planeamento, sem conhecimento, sem uma constante actualização das ferramentas existentes, não é possível competir com sucesso nos dias de hoje.

pintaazul: Como é o marketing e comunicação de um evento de marketing como este?

Exige muito planeamento e um investimento considerável. A QSP nesta altura, a 2 meses do QSP Summit 09, já está a fechar o acordo com os oradores do Summit10. Sabemos que em Portugal é pouco habitual, mas a agenda dos grandes oradores não permite amadorismos. Felizmente temos convencido os nossos parceiros da importância de decidirmos muitos meses antes, mas caso não o fizéssemos não poderíamos ter por exemplo o Prof. Kevin Keller em Portugal, com quem já estamos a conversar à 3 anos, ou o Dr. David Lewis com quem falamos com 1 ano de antecedência. Por outro lado procuramos construir um mix robusto e que consiga sobressair da enorme quantidade de comunicação que temos hoje fazendo com isso valorizar todos os parceiros.

Sem comentários: