23 janeiro, 2009

"A better Hospital Experience"

Porque é que os Hospitais - e os contextos de saúde em geral - devem prestar mais atenção ao marketing?


Recentemente reli o "The Mckinsey Quarterly" intitulado "A better hospital experience". A resposta à minha questão, visto o gráfico acima e lido o relatório, é evidente:
  • 20% dos inquiridos americanos referiram que a sua escolha era influenciada pela reputação clínica do Hospital, equanto, espantosamente (ou não),
  • 41% referiram que eram influenciados por toda experiência não directamente relacionada com a intervenção clínica nesse hospital. Isto contrasta com a perspectiva tradicional de que estes aspectos são de pouca importância.

Como refere no relatório, "patients who have experienced (or know about) higher levels os service were more likely to consider this issue in their choice of hospital"

Claro que a esta altura o leitor já me está a perguntar: "isso já toda a gente sabe!"; se sim, então porque se vê tão pouco a ser feito para intervir directametne na experiência não clínica do paciente! provavelmente, e dito de forma muito grosseira, porque nos EUA são os seguros a pagar, em Portugal os custos com a saúde são suportados maioritariamente pelo estado. Outra razão é o muito pouco poder de escolha do doente Português! e quando este passar a ter mais poder de escolha? presta-se atenção na altura?

o que é que os doentes preferem?

O resto da história vocês já sabem de certeza... por exemplo,

"when survey participants have to choose between two elements of the patient's experience that they value almost equally, they show sharp preferences. About 75%, for example, would consider switching hospitals to become better infomed about treatments or if appointments were kept on time".

Não pensem só nas grandes operações, onde a reputação do cirugião faz muita diferença, obviamente; pensem nas centenas de outras intervenções e actos médicos que um hospital ou clínica fazem... se tiverem de escolher levar uma injecção, onde vão preferir faze-lo?

Se puderem, aconselho seriamente a continuação da leitura deste trabalho interessante da McKinsey [ver aqui].

Sobre este tema, encontrei este exemplo interessante: "Marketing olfativo en USP Hospital de Marbella"

Para mim é evidente que o papel do marketing é criação de novas oportunidades de consumo... os hospitais e as clínicas vão precisar de começar a prestar atenção a isso...

um exemplo nacional? e logo do sector público? vale a pena ler esta notícia: “Marketing: Hospital S. João vende imagem do serviço de pediatria por 12 ME”.

Sem comentários: