09 janeiro, 2009

A "era do não" e a primazia do "value for money"

O título da entrevista de ontem de Maurice Lévy (1) ao Le Monde (2) diz tudo: "Le consommateur est en train d'entrer dans l'ère du non" ("o consumidor está em vias de entrar na era do não"). O que quer Lévy dizer com "entrar na era do não", que implicações tem para o "business as usual", é de estar preocupado?

Nas palavras de Lévy:

"Durante mais de trinta anos, temos vivido em torno da ideia de que poderíamos ter tudo de uma vez. Eu acho que esse período acabou e o consumidor está agora a entrar na era do não: "Não, eu não posso ter tudo. Não, eu não posso suportar isso..." O sistema baseado na acumulação já não funciona porque os indivíduos, empresas, governo, sociedade em geral já não significa e deve fazer escolhas."


Parece então que não precisamos estar preocupados... à primeira vista poderíamos considerar que a consequência mais imediata da entrada nesta "era do não" seria a redução do consumo! mas não me acredito nisso:

"Confrontado com uma crise, precisamos de tranquilidade. Mesmo que a mensagem seja divertida e atraente, ela deve insistir na qualidade do produto ou do serviço, o que os anglo-saxónicos chamam de "value for money". O que as pessoas devem pagar um valor real."

Não se trata então de uma redução na quantidade, mas sim de abandonar a massificação "para dar lugar a um consumo mais selectivo, com base no conceito da sustentabilidade."

A esta altura já todos saberemos a resposta à pergunta, onde fica / qual o papel do marketing? Mais uma vez, a resposta de Lévy:


"Assim, parece que o marketing e a publicidade só estarão em condições de vender (bem) se souberem passar a mensagem de "valor"."

A conclusão é evidente: a liderança vai passar a estar nas mãos de quem melhor souber passar esta mensagem de valor! e até já tenho "gingle" para a iniciativa: "vá vender bem, o que de bom tem" :)


(1) Maurice Lévy, 66 anos, presidente da Publicis, a quarta maior agência de publicidade do mundo .
(2)
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