São luxos evidentes nos dias de hoje não ter, esquecer ou abandonar um rumo (seja ele qual for) sob a tirania das operações do dia a dia e exclusivamente em função da (desculpa) da sobrevivência. Desunho-me só de pensar que, efectivamente, se sobrevive sem um rumo! mas garanto que para se viver (mais do que sobreviver) temos que ter um (qualquer).
“Podia-me dizer, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui ?”; “Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato. “O lugar não me importa muito…”, disse Alice. “Então não importa que caminho você vai escolher”, disse o Gato (Alice no País das Maravilhas).
Por isto os avisos à navegação são interessantes! e é disso que se trata no artigo que resumo agora -> 5 erros a evitar nos dias de hoje, "marketing related"!
erro#1: eliminar as iniciativas de marketing em tempos difíceis.
Quando o “cash flow” diminui, a melhor forma de reduzir custos é cortar com todas as despesas de marketing, publicidade e comunicação, certo? Pergunto eu, se eliminar estas todas estas “actividades”, como espera conseguir captar novos clientes? Ao parar o trabalho do marketing, estará, sem dúvida, a escolher uma via que o leva, progressivamente, à perda de notoriedade, de quota de mercado, de margem e de influência do negócio.
erro#2: não avaliar os resultados das iniciativas de marketing.
Não espere até se sentir apertado para começar a medir os resultados dos seus esforços de marketing. Ao analisar estes resultados numa base regular, pode reinvestir nas melhores iniciativas e largar as piores. Sempre que puder pergunte aos seus clientes o que eles acham sobre o negócio! como o conheceram, se o recomendaram recentemente (ou recomendariam), na perspectiva deles, como poderia melhorar o seu produto/serviço…
erro#3: colocar todos os €'s do marketing numa só área.
Se todo o seu orçamento de marketing estiver ao serviço de apenas uma iniciativa de marketing/comunicação, então não vai receber o maior retorno possível desse investimento. Diversifique! Várias frentes aumentam a frequência e o alcance das suas mensagens.
erro#4: permitir que o seu ego entre no caminho do bom senso.
Comunique mais o (valor do) seu negócio, publicite-se menos a si próprio! Sempre que possível divulgue mais o que faz e o que vende, e menos a si próprio… muitas vezes encontramos entrevistas sobre gestores em que a única coisa que percebemos no final é como são excelentes, e não o que vendem ou em que medida o que vendem é bom!
erro#5: não procurar ajuda quando precisa.
Se acha que está a ocupar grande parte do tempo a gerir o departamento de marketing (ou pior, que nem sequer o está a gerir) é hora de chamar reforços. Contrate alguém a full ou part-time para conseguir mais tempo livre para trabalhar sobre o "negócio”. O outsourcing do marketing, ao contratar um consultor independente, pode ser extremamente útil! Pode trazer novos conceitos, novas ideias… e logo, mais clientes.
Fonte: "5 Marketing Mistakes You Cant Afford to Make" [ver pdf]
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