1. O desenho ou a construção da embalagem tem como principal objectivo atrair a atenção dos consumidores.
Se sim, então para este efeito, não pode simplesmente contentar-se em ser um “pacote” com as informações vitais do produto como o país de origem ou a validade e o lote, nem em ser um mero “contentor” pensado para (só) preservar a integridade do produto.
Uma embalagem que quer interagir com o consumidor tem que ser isto, e mais! como? Bem, isso deixo nas mãos dos criativos, eu só sei que ela
tem de provocar!
Tem de provocar qualquer coisa! Ao consumidor X definido como o meu target; Se for mais ou menos lírico, posso falar em evocar sentimentos e comunicar emoções. Se for mais impressionista, diria que tem que provocar o mesmo efeito de um murro no estômago!
Claro, já estamos todos a pensar, então é só pormos mulheres nuas na embalagem! Pois, isso chama a atenção, mas não comunica os valores nem o posicionamento da marca! Se acredita nisso, aconselho seriamente a leitura do post: “Sex is Easy but Doesn't Build a Brand”.
2. A embalagem deve ser um veículo privilegiado para comunicar a marca (valores, posicionamento, etc.)
Posicionamento: “any brand is valued by the perception it carries in the prospect or customer's mind” (Al Ries and Jack Trout, "Positioning - a battle for your mind".)
Por isso, antes da embalagem, o que queremos comunicar acerca do produto? Onde queremos que o nosso produto fique dentro da cabeça do consumidor? Associada a que ideias? A que outros produtos? A que momentos do seu dia-a-dia?
E por falar em momentos do dia-a-dia, claro que me podem dizer, “mas eu só vendo papel higiénico”! Tanta coisa para quê? Ao que eu responderia, Renova!
El sitio del papel fashion y único.”
Não me importa quanto custa concretizar a ideia (e muitas vezes, se fizermos contas, custa ainda menos), a verdade é que, na cabeça do consumidor ocupa hoje um lugar importante: o papel higiénico que me torna único! nem que seja o maior seca do mundo! Quando receber visitas em casa, eu sei impressionar! Nem que seja preciso dar 2,17€ por um rolo ☺
Voltando à nossa questão, que fique claro que a embalagem deve estar ao serviço das respostas que demos antes sobre onde queremos que o nosso produto esteja dentro da cabeça do consumidor.
Se queremos que a marca seja inovadora, a embalagem tem de ser inovadora:
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Se queremos que seja irreverente, a embalagem tem de ser irreverente:
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Se queremos que seja “uhauuuu”, a embalagem tem de ser “uahuuuuu”
Um número limitado de caixas de sapatilhas da Nike foram transformadas para simularem um estádio! mediante a inserção de uma folha impressa do interior do estádio e com um chip embutido com clips de som para que, ao abrir da caixa se ouvisse a multidão ficar louca :)
Se queremos que seja rebelde, a embalagem tem de ser rebelde
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Esta garrafa com aspecto muito semelhante ao revolver .45 em vez de balas está carregada com 200 ml de uma verdadeira tequila mexicana. Como nas séries de advogados: "I rest my case".
Eu sei que, no fim, não existe nenhum “grande finale” para a embalagem, ela vai mesmo para o lixo! mas entretanto acompanhou o consumidor pelo seu dia, fez o consumidor ser visto com ela, deixou-o contente com a sua compra!
3. Vejam o exemplo dos sacos, sim dos sacos!!! Para além da embalagem, o saco que transporta o nosso produto:
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Até onde estamos dispostos a ir para comunicar através da embalagem (e dos sacos)? Seguem alguns exemplos de quem teve a coragem! Ver exemplos aqui & aqui.
Obrigado ao TOXEL.COM, blog inspirador e de onde retirei as fotografias deste post.
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