29 novembro, 2009
15 novembro, 2009
Packaging makes yourself hot! (2)
Como comunicar posicionamento pela embalagem
(versão draft - continuação; ver parte 1)





"It’s not just about being functional and convenient but being aesthetically pleasing and emotionally connected. It’s about finding the balance and using design to impart selected information in a defined but personable way. And now is absolutely the right time for pharma to embrace and own a new visual rhetoric." [fonte: popsop.com]
Uma visita ao site http://www.helpineedhelp.com dá-nos a experiência completa.
10 agosto, 2009
Eu twito, tu twitas, eles twitam?
Infografia refere-se à representação visual de informação.
Os gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.
No design de jornais, por exemplo, a infografia costuma ser usada para descrever como aconteceu determinado facto, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência. [fonte]
Numa conversa amigável que juntava infografia e twitter foi-me dado a conhecer o site www.informationisbeautiful.net. Sem nenhuma dúvida um trabalho EXCELENTE.
E à pergunta eles twittam? aqui têm a resposta:
[fonte ]
Para aqueles interessados, sugiro uma visita ao post: Thinking through visual processing
17 julho, 2009
28 junho, 2009
"How far does your creativity go"
A Panamericana parece ter nascido com uma missão muito especial: despertar o artista que existe em cada um de nós. E é exactamente esse compromisso que fez da Panamericana Escola de Arte e Design a mais famosa da América Latina.
Como comunicar uma escola de arte e design, senão com arte e design? a AlmaBBDO surpreende mais uma vez.O vídeo que apresenta o case study:
Advertising Agency: AlmapBBDO, São Paulo, Brazil
Creative Directors: Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira, Luiz Sanches
Copywriter: Andre Godoi
Art Director: Andre Gola
Producer: José Roberto Bezerra
Account Supervisors: Martha Almeida, Isabela Filippi
Advertiser’s Supervisor: Enrique Lipszyc
Published: February 2009
20 maio, 2009
Kids Bike Tour
O Programa Viva Bem em parceria com a Água de Luso e com a organização do Bike Tour, convida os alunos do 5º e 6º ano a participar no Kids Bike Tour que terá lugar em Lisboa a 20 de Junho e no Porto a 18 de Julho. Na compra de Menus com Água de Luso, nos restaurantes do Grupo Ibersol, é entregue um cupão para participar no Kids Bike Tour.
Os cupões preenchidos com o nome da escola e nome do aluno serão colocados numa tômbola nos restaurantes. Serão seleccionadas as escolas/alunos do 5º e 6ºano com mais cupões preenchidos até um total de 400 alunos a nível nacional. Por cada 30 alunos seleccionados da mesma escola, será oferecida a participação a 7 professores no Bike Tour dos adultos que terá lugar no dia 21 de Junho em Lisboa e 19 de Julho no Porto.
A todos os participantes seleccionados será oferecido o Kit Bike Tour composto por Bicicleta da Pizza Hut, capacete da KFC, mochila da Burger King e T-Shirt da Pans & Company.
A entrega dos cupões é válida até dia 4 de Junho de 2009. Para mais informações consulte o regulamento em: http://www.pedalacomtodaforca.com/
02 maio, 2009
Matchbox



Cliente: Matchbox
Agencia: Ogilvy & Mather, Frankfurt
Director Creativo: Christian Mommertz / Sr. Stephan Vogel
Copywriter: Stefan Lenz
Art Director: Stefan Lenz / Marco Weber
Fotografo: Kajetan Kandler
Dos melhores anúncios impressos de sempre!




Agencia: Blattner Brunner
Director Creativo: Jay Giesen, Dave Kwasnick
Art Director, Copywriter: Derek Julin
Fotografo: Tom Cwenar
30 abril, 2009
QR design
Apesar da inovação do conceito, os QR codes começam já a ter dificuldades em chamar a atenção; senão, porque teriam de pôr o respectivo código no rabo da "jeitosa":
Depois existem agências como a SET JAPAN [link], que dão um passo em frente e ajudam a fazer a diferença. GOSTO!!!
[O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de telemoveis.]
11 abril, 2009
e esta, hein? (5)


Simples e funciona. Só para mostrar que o material promocional não tem de ser complicado.
[fonte: ver aqui]
05 abril, 2009
Packaging makes yourself hot!
1. O desenho ou a construção da embalagem tem como principal objectivo atrair a atenção dos consumidores.
Se sim, então para este efeito, não pode simplesmente contentar-se em ser um “pacote” com as informações vitais do produto como o país de origem ou a validade e o lote, nem em ser um mero “contentor” pensado para (só) preservar a integridade do produto.
Uma embalagem que quer interagir com o consumidor tem que ser isto, e mais! como? Bem, isso deixo nas mãos dos criativos, eu só sei que ela
tem de provocar!
Tem de provocar qualquer coisa! Ao consumidor X definido como o meu target; Se for mais ou menos lírico, posso falar em evocar sentimentos e comunicar emoções. Se for mais impressionista, diria que tem que provocar o mesmo efeito de um murro no estômago!
Claro, já estamos todos a pensar, então é só pormos mulheres nuas na embalagem! Pois, isso chama a atenção, mas não comunica os valores nem o posicionamento da marca! Se acredita nisso, aconselho seriamente a leitura do post: “Sex is Easy but Doesn't Build a Brand”.
2. A embalagem deve ser um veículo privilegiado para comunicar a marca (valores, posicionamento, etc.)
Posicionamento: “any brand is valued by the perception it carries in the prospect or customer's mind” (Al Ries and Jack Trout, "Positioning - a battle for your mind".)
Por isso, antes da embalagem, o que queremos comunicar acerca do produto? Onde queremos que o nosso produto fique dentro da cabeça do consumidor? Associada a que ideias? A que outros produtos? A que momentos do seu dia-a-dia?
E por falar em momentos do dia-a-dia, claro que me podem dizer, “mas eu só vendo papel higiénico”! Tanta coisa para quê? Ao que eu responderia, Renova!
Não me importa quanto custa concretizar a ideia (e muitas vezes, se fizermos contas, custa ainda menos), a verdade é que, na cabeça do consumidor ocupa hoje um lugar importante: o papel higiénico que me torna único! nem que seja o maior seca do mundo! Quando receber visitas em casa, eu sei impressionar! Nem que seja preciso dar 2,17€ por um rolo ☺
Voltando à nossa questão, que fique claro que a embalagem deve estar ao serviço das respostas que demos antes sobre onde queremos que o nosso produto esteja dentro da cabeça do consumidor.
Se queremos que a marca seja inovadora, a embalagem tem de ser inovadora:

Se queremos que seja irreverente, a embalagem tem de ser irreverente:


Se queremos que seja “uhauuuu”, a embalagem tem de ser “uahuuuuu”
Um número limitado de caixas de sapatilhas da Nike foram transformadas para simularem um estádio! mediante a inserção de uma folha impressa do interior do estádio e com um chip embutido com clips de som para que, ao abrir da caixa se ouvisse a multidão ficar louca :)
Se queremos que seja rebelde, a embalagem tem de ser rebelde

Eu sei que, no fim, não existe nenhum “grande finale” para a embalagem, ela vai mesmo para o lixo! mas entretanto acompanhou o consumidor pelo seu dia, fez o consumidor ser visto com ela, deixou-o contente com a sua compra!
3. Vejam o exemplo dos sacos, sim dos sacos!!! Para além da embalagem, o saco que transporta o nosso produto:



Até onde estamos dispostos a ir para comunicar através da embalagem (e dos sacos)? Seguem alguns exemplos de quem teve a coragem! Ver exemplos aqui & aqui.
Obrigado ao TOXEL.COM, blog inspirador e de onde retirei as fotografias deste post.
31 março, 2009
The Cult of Done Manifesto

Melhor, só com um PhD em metodologia GTD (Get Things Done) depois de ter pintado o carro, decorado todo o meu apartamento e ter escrito à mão em todas as passadeiras entre o Porto e Viana do Castelo este manifesto... depois, ao olhar para a minha obra, gritei: FEITO.
Parabéns ao Bre Pettis e ao seu blog; como o próprio refere: I MAKE THINGS!